A educação artística e a educação física são áreas essenciais para o desenvolvimento holístico das crianças, uma vez que permitem o desenvolvimento social, cultural, motor, cognitivo e emocional. Deste modo, a sua incorporação no currículo escolar dos alunos desempenha um papel fundamental para a sua formação. Além disso, estas expressões permitem ser articuladas de forma a trabalharmos numa perspetiva interdisciplinar, não só entre as áreas supracitadas, mas também com todas as restantes. Assim sendo, há uma maior potencialização do entendimento do mundo e das diferentes disciplinas como uma só, permitindo estimular a curiosidade das crianças. Posto isto, podemos estimular o desenvolvimento da criança, através de um indutor artístico, onde a mesma consiga atingir os objetivos de aprendizagem em todos os domínios, abrindo os seus horizontes.
"As expressões plástica e visual, musical e corporal, devem integrar-se na educação, quer da criança desde os seus primeiros passos, quer do jovem ou adulto." (Universidade Aberta, 2003, p.41). Posto isto, podemos afirmar que estas expressões permitem às crianças criarem ferramentas fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal e educativo. A expressão musical pretende criar na criança um despertar e um envolvimento profundo no mundo, desenvolvendo capacidades de escuta ativa e consciente que permitam aperfeiçoar as suas capacidades de comunicação, essenciais em todas as áreas do saber e na sua vida pessoal. A expressão plástica proporciona à criança o libertar dos seus sentimentos e emoções, através das diferentes técnicas utilizadas nesta área, e o levar o aluno a questionar o seu ambiente, desenvolvendo o pensamento crítico (Sousa, 2003b). A expressão dramática abrange todos os aspetos importantes do desenvolvimento da criança e aborda uma grande diversificação de formas, podendo ser regulada conforme os objetivos, as idades e os meios em que as crianças se encontram. Assim sendo, esta área integra as faculdades físicas, intelectuais e criativas. A expressão motora enfatiza a promoção do movimento do corpo e do desenvolvimento físico e social do ser humano (Sousa, 2003a).
Todas estas expressões interligadas despertam na criança uma maior criatividade e uma maior consciência de valores ético-morais, que ajudam na relação social e colaborativa. Para além disso, desenvolvem o nosso pensamento crítico, aproxima-nos de nós próprios, de terceiros e da nossa sociedade, alargando os nossos horizontes para novas formas de ver, pensar, fazer e ser.
Posto isto, procedemos à realização de diversas atividades, inseridas num projeto, tendo sempre em mente a interdisciplinaridade entre as diferentes expressões. Assim, esta interdisciplinaridade é promovida através da realização de uma Hora do Conto, sustentada num teatro de sombras com recurso a instrumentos musicais para identificar as personagens do livro. Com isto, estamos a interligar a Expressão Dramática, através do teatro de sombras, com a Expressão Musical, quando as crianças realizam a sonorização da história, e com a Expressão Plástica, pela construção das silhuetas e cenários presentes, tais como os ovos, realizados com pasta de papel, e os animais (papagaio, serpente, avestruz, crocodilo e pinto), elaborados com massa de modelar de várias cores. Para além disso, a interdisciplinaridade também é fomentada pelo facto das atividades que antecedem o teatro de sombras estarem todas interligadas. Deste modo, relativamente à Expressão Dramática, é realizada também uma atividade onde cada aluno deverá fazer um exercício de mímica, imitando um animal. Na Expressão Musical, irão executar exercícios de "Limpeza de ouvidos" para aumentar a atenção auditiva e permitir uma melhor associação do som ao respetivo animal, numa tarefa posterior. No caso da Expressão Plástica, a turma deverá utilizar técnicas de modelagem e de recorte para criar os produtos anteriormente referidos. Em Expressão Motora, os alunos realizarão um circuito sobre os animais, onde cada estação remete para um animal da história.